segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Análise de figurino em Grease - Nos tempos da Brilhantina!




Se você não assistiu, assista! O filme é um musical que retrata o romance de Danny Zuko (John Travolta) e Sandy Olsson (Olivia Newton-John). Passado na Califórnia no final da década de 50 e começo da década de 60. O filme conta a história de dois adolescentes que se apaixonam durante as férias de verão mas se separam pois ela voltará para Austrália. Entretanto, os planos mudam e Sandy, por acaso se matricula na escola de Danny. O enredo faz um paralelo das versões masculinas e femininas dos fatos do relacionamento do casal, cada um fala (ou canta) do romance ao seu ponto de vista, mostrando a diferença de pensamento entre meninos e meninas.

Randal Kleiser foi o diretor e Albert Wolsky foi o figurinista com arrecadação mundial de 394 milhões de dólares, sendo, até hoje, o filme musical de maior arrecadação de bilheteria nos Estados Unidos.




O figurino é uma atração a parte, quem gosta de moda se apaixona pelos looks, tanto pelas jaquetas de couro e calças semi bag dos rapazes, quanto pelos vestidos midi mega acinturados das moças.





É interessante observar como o figurino da personagem principal vai mudando quando ela vai “perdendo” a ingenuidade. No começo do filme ela usa roupas de algodão em tonas pasteis e lacinho de fita no cabelo.





Danny e seus amigos tem um ar de rebeldia as jaquetas de coura são usadas diariamente e os topetes dos rapazes eram quase como uma crista do galo que vai para a briga, importante para mostrar masculinidade.



Também é importante observar as tendências de comportamento, o cigarro, por exemplo, era peça fundamental para os garotos e garotas modernas.



Sandy e Danny passam por crises durante o filme. Sandy é muito inocente e Danny é um bad boy que gosta de mostrar para os amigos que não se importa com nada, mas o amor dos dois é tão lindo que ambos mudam o seu jeito de ser/vestir para agradar o outro.
Sandy vira uma rebelde e muda de cabelo e visual e Danny decide ser um atleta da escola para agrada-la.







O visual de Sandy fez tanto sucesso que na época foram lançadas bonecas que usavam as roupas dela.



Vou postar um vídeo para vocês terem uma noção de como o filme demostrava a diferença entre meninos e meninas na época e seus comportamentos.







O filme fez muito sucesso e teve uma recepção bem favorável, recebeu uma indicação ao Oscar na categoria Melhor canção original e recebeu 5 indicações ao Globo de Ouro, nas seguintes categorias: Melhor Filme - Comédia/Musical, Melhor Ator - Comédia/Musical (John Travolta), Melhor Atriz - Comédia/Musical (Olivia Newton-John) e Melhor Canção Original. 



Um filme que vale a pena assistir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário